top of page

Florais de Bach – essências para a alma e para o coração

A natureza cura e os Florais de Bach são a prova disso! Quem é que não se sente renovado e revigorado depois de um pôr do sol na praia ou de uma caminhada na montanha?


De fato, ao longo da história da humanidade, têm sido muitos os povos a apregoar o poder curativo da natureza. Desde as plantas, aos cristais e às águas termais, muitos têm sido os benefícios atribuídos à natureza. Do mesmo modo, hoje fala-se inclusive do benefício de caminhar com os pés descalços, em contacto com a terra.


Não deveria, portanto, constituir surpresa que também as flores tenham uma ação positiva sobre nós. Aliás, por que outro motivo seria costumário levar um ramo de flores a alguém em convalescença? Foi essa premissa que, na segunda metade do século XIX, levou um médico inglês chamado Edward Bach a estudar o poder curativo das essências florais e a codificar o sistema a que hoje chamamos Florais de Bach.



Florais de Bach


Mas afinal o que são os Florais de Bach?


Antes de tudo, os Florais de Bach são extratos aquosos feitos à base de flores que se tomam por via interna, com o objetivo de equilibrar e harmonizar os nossos sistemas emocionais e energéticos.


Podemos usar estas essências num sem número de situações, entre as quais:


  • medos (concretos ou vagos), preocupações e inseguranças,

  • ansiedade,

  • depressão,

  • falta de autoestima,

  • lutos,

  • separações,

  • momentos de grande mudança (mudança de país, de casa, de escola, e também gravidez e pós-parto,

  • falta direção e/ou propósito

  • motivação,

  • falta de vitalidade,

  • entre tantas outras.


Analogamente, os Florais podem também ser tomados por bebés e crianças ajudando em:


  • fases de adaptação à creche e/ou à escola,

  • na gestão das emoções aquando da chegada de um irmão ou irmã

  • na a superação de medos e/ou ansiedade de separação.

Do mesmo modo, os animais de estimação que estejam a passar por traumas, períodos de mudança e ansiedades várias também podem fazer uso destes poderosos.


Em suma, podemos usar os Florais nas mais variadas situações, inclusive em situações extremas, quando parece não haver esperança, quando é necessário trazer luz a pessoas com doenças terminais ou situações de saúde crónicas (assim como aos seus familiares), e ainda quando queremos ultrapassar traumas profundos.



Superação de crises de vida com Florais de Bach

Mas como funcionam os Florais? São eficazes? E seguros?


Florais de Bach

Pela sua delicadeza, o poder das essências

florais é muitas vezes subestimado. No entanto, a sua ação é tão profunda e transformadora como é subtil. Ao passo que os óleos essenciais contêm princípios ativos em concentrações muito elevadas, os Florais de Bach são preparados por diluição, através dos mesmos métodos de preparação dos remédios homeopáticos.


Isto significa que são completamente seguros e isentos de contraindicações, interações medicamentosas e livres do perigo de sobredosagem.


Portanto, qualquer pessoa (e animal), em qualquer faixa etária, pode usar Florais de Bach, desde o primeiro ao último dia da sua vida. São válidos por si só como forma de terapia, mas sem dúvida podem também ser associados a quaisquer outros percursos terapêuticos, sejam eles alopáticos, alternativos, de psicologia ou psicoterapia.


Então como usar os Florais de Bach?


Enquanto terapeuta floral (que é o nome dado a um especialista em Florais de Bach), o meu trabalho é essencialmente escolher e preparar a mistura perfeita de Florais de Bach para cada pessoa que me procura. Com esse intuito, eu tenho primeiro de estudar e compreender a paisagem emocional dessas pessoas, conversando com elas, escutando com atenção e presença e colocando questões estratégicas. Cada pessoa é única, cada momento da nossa vida é único e, por isso, cada mistura de Florais de Bach também deve ser única e personalizada. Exceto o Rescue Remedy.


Rescue Remedy?


Na minha opinião, a única mistura pré-feita que é realmente útil, é de facto o Rescue Remedy – o SOS do sistema de Florais de Bach. Esta mistura standard foi criada pelo próprio Edward Bach para ser usada apenas em situações de emergência (acidentes, vésperas de exames, notícias más, choques, etc.). Podemos usar o Rescue Remedy sempre que necessário, normalmente por um período de 3 ou 4 dias. Posteriormente, se a situação não tiver passado, aconselho-vos a fazer uma mistura personalizada e adaptada à vossa situação.


Florais de Bach

As várias essências que constituem o sistema de Florais de Bach estão à venda em muitos locais, normalmente em lojas dedicadas ao bem-estar e à alimentação saudável. Nestas lojas é possível comprar apenas um determinado Floral de Bach e tomar? Claro que sim! Vai produzir benefícios? Claro que sim! É possível, por exemplo, tomar o Walnut quando estranhamos uma cama nova. Analogamente, podemos tomar o Mimulus quando temos medo de falar em público. Por outro lado, podemos tomar o Olive quando estamos exaustos ou o Larch quando precisamos de um pouco mais de segurança em nós próprios e nas nossas capacidades.


Mas vou beneficiar de todas as potencialidades curativas deste sistema?


Claro que não! Porquê? Em primeiro lugar porque há muitas subtilezas e muitas nuances nas indicações terapêuticas de cada essência (ou floral) e só alguém com muita experiência pode conhecer em profundidade o raio de ação de cada uma delas. Depois, porque os vários florais criam simbioses uns com os outros, criam interações entre si que lhes permitem ir muito mais a fundo. Ou seja, é uma daquelas situações em o todo é muito maior que a soma das várias partes.


Ao longo da minha prática, já testemunhei as transformações mais incríveis com os Florais de Bach. Já vi as pessoas mais céticas e mais reticentes fazerem mudanças profundas nas suas vidas. Já ajudei pessoas nas mais diversas situações e com os mais diversos objetivos. Por isso, a próxima vez que sentires necessidade de um apoio extra, fala comigo, marca a tua sessão e experimenta os Florais. Deixa-te abraçar por estas essências naturais que trazem consigo a vibração na natureza. É provável que venhas a ter uma surpresa muito positiva.


Florais de Bach


bottom of page