top of page
Casa Nacura
Propósito de Vida

O meu nome é Ana Carla, mas se nos vamos conhecer melhor, por favor trata-me por Bindu. Foi esse o nome que escolhi para mim e que sinto que melhor reflete a minha essência. Se ficaste curiosa acerca do meu nome, ouve-me aqui.

A minha história dava um livro e como não me quero alongar muito por escrito, convido-te desde já a ir ouvindo os vários aúdios que acompanham estes parágrafos.

Mudar de nome foi apenas uma das muitas mudanças que fiz na minha vida. Mudei de cidade. Mudei de hábitos. Mudei de país. Mudei de emprego. Mudei de alimentação. E sim, também mudei de amor.

Nasci e cresci no Porto, numa família que atendia a todas as minhas necessidades, mas em que havia um forte desequilíbrio entre vida e trabalho. Os meus pais, árduos trabalhadores, criaram uma empresa quando nasci e passaram grande parte da minha infância dedicados a fazer crescer o seu negócio.

Entrei na faculdade com 18 anos e estudei Matemática e Física Aplicada (aka Astronomia) por 2 anos até perceber que esse não era o meu caminho. Penso que esse foi o primeiro confronto que tive com o enorme vazio que existia dentro de mim e consequentemente, a primeira grande mudança que fiz na minha vida.

Acabei por me formar em Educação Básica e se esta minha história te pode servir para alguma coisa até agora, que seja resiliência, mas acima de tudo, que seja sobre escutares o teu coração. Quando estamos alinhados ao nosso propósito, à nossa missão, isso até se sente no corpo.

Em 2008, fui convidada para ir trabalhar para a Universidade Nacional de Timor-Leste. A decisão não foi fácil. Deixar tudo para trás rumo ao desconhecido não é fácil. Mas fui. Ao longo de dois anos assumi cargos de grande responsabilidade e trabalhei arduamente.

 

Era muito bem-sucedida, mas dentro de mim começou-se a gerar algum desconforto. Estava num trabalho que entrava em conflito com os meus valores pessoais, para não dizer confronto que é muito forte, e fiquei com um dilema interno. Renunciar aos pedidos e mensagens da nossa Alma traz-nos, na maioria das vezes, um preço elevado a pagar. Deixei de dormir, fui diagnosticada com ansiedade e acabei por ter de fazer tratamento com medicação.

 

A partir desse momento soube que tinha de tomar uma decisão e iniciei um novo e profundo processo de transformação. Se estás desse lado e também estás a passar por um processo de transformação, quero que saibas que o primeiro sinal é que algo não vai bem. Se assim sentires, posso ajudar-te com o teu processo de transformação através da Terapia com Florais de Bach ou a Mentoria Florescer.

Florais de Bach

Foi em Timor que conheci a minha própria Mestre de Reiki, e o meu encontro com esta técnica de cura foi tão forte, que rapidamente fui fazendo os vários níveis e passei de praticante a Mestre também eu. O Reiki mudou tudo para mim e teve um papel muito importante na minha transformação.

Depois do meu contrato te terminado fiz uma pausa, viajei, fui às profundezas da minha alma, mudei de emprego e vivi quase mais 2 anos em Timor. Apaixonei-me profundamente e vivi uma enorme história de amor. Um amor daqueles de filme, convencida que duraria para sempre. Mas essa relação terminou e quando isso aconteceu pensei que ia morrer! Foi como se me tirassem o chão debaixo dos pés e senti que não era possível respirar. Sabes porque te conto isto? Porque se há coisa que aprendi é que tudo o que nos acontece tem uma razão de ser. Tudo está de acordo com o plano divino. Mas às vezes, na maioria das vezes, o que nos acontece no presente só tem significado muito lá para a frente, quando já processamos as coisas e quando vemos o caminho percorrido.

Uma vez mais tinha negado o meu sentir, ignorado os sinais. Foram tempos escuros em que perdi a fé. Tive de fazer uso de todos os meus recursos externos e também tive de pedir ajuda. Sabes, pedir ajuda é um sinal de força e não de fraqueza. Sair desta dor profunda foi um processo longo. Durante todo este processo de cura e de luto por este amor perdido, aprendi algo muito valioso e que mudou a minha vida para sempre: a cura começa com a aceitação. Demorei a re(construir) a minha fé na vida – mas reconstruí-a de tal forma que nunca mais a perdi. Mesmo nos momentos mais escuros.

A minha viagem por Timor foi sobretudo uma viagem de coragem, sobre ser guerreira, e antes de qualquer outra coisa sobre sair da zona de conforto. Mas as minhas viagens continuaram e em 2013 fui viver para a Malásia.

Os primeiros meses foram muito desafiantes, mas mais uma vez, trouxeram-me uma lição muito importante. O saber fazer-me ouvir, o saber viver de acordo com a minha verdade e, eventualmente, isso fez com que tudo entrasse em alinhamento. Vivi em Kota Kinabalu sensivelmente 2 anos e lá eu tinha uma carreira espetacular. Vivia num condomínio na primeira linha de praia com piscina, campo de ténis e squash, e com o pôr do sol mais lindo do mundo. Mas com a carreira veio mais trabalho e mais pressão que eu não queria, lembras-te?

Comecei novamente a deixar de ter tempo para as coisas que eu sabia que me faziam bem e que realmente me davam prazer, como o Reiki e o Yoga. Até que um dia tive finalmente a coragem de dizer basta e de seguir os meus sonhos.

Nessa altura eu já sabia que queria guiar outras pessoas nas suas viagens de cura, mas, na verdade, antes de guiar outros, sentia que era muito importante continuar o meu caminho e a minha própria viagem de volta a mim. No entanto, na minha cabeça era tudo um mistério. Como seria a minha vida agora, que partia em busca de algo que não se vê, mas que sente? Como ia viver sem um rendimento fixo ao final do mês?

Às vezes a única saída é mesmo atravessar o túnel. E por isso, abracei os meus medos, trabalhei as minhas crenças, fiz o meu percurso de cura e pelo caminho encontrei muitas ferramentas para além do Reiki. Deixei que a luz inundasse a minha vida, sempre sustentada pelo Universo. Neste momento, e como virginiana que sou, ele (o Universo) já me tinha dado provas que não me ia desamparar, e acreditei. Nele e em mim.

Meditação

Tudo o que aprendi e vivi nesta fase, tudo o que me trouxe hoje aqui, transformou-se em base para o meu trabalho atual. É isso que ensino no meu curso Encontra o teu Propósito – um mapa para quem quer encontrar a sua missão divina nesta vida.

Depois da Malásia, vivi e viajei por vários outros sítios, incluindo o Peru, onde fiz um retiro que iria, novamente, mudar o resto da minha vida. Esse retiro trouxe-me de volta à Europa, mas se queres ler mais sobre isso podes ver a nossa história conjunta aqui

Depois de ser nómada e viver por mais de 1 ano numa autocaravana, acabei por acentar nas montanhas do centro de Itália. A minha paixão pelas plantas levou-me a aproveitar o tempo nesse país para estudar herbalismo e foi nessa altura que os Florais de Bach entraram na minha vida. Desde cedo testemunhei transformações incríveis decorrentes do uso destas essências. Estudei-os a fundo e hoje têm um papel muito importante no meu trabalho.

No final de 2018 regressei a Portugal para vir viver para o Alentejo profundo. Bem ao jeito do que tem sido o resto da minha vida, foram as sincronicidades que me trouxeram cá. Já em Portugal, voltei a sentir necessidade de estudar e em 2021 fiz finalmente uma formação oficial para ensino de yoga – algo com que sonhava há muitos anos.

Aqui no Alentejo a minha vida floresceu. Ser mãe sempre foi algo que quis para a minha vida, mas em 2020 sofri uma perda gestacional que me custou muito. Passar por esse luto deu-me bagagem e hoje não só acompanho mulheres grávidas, como também mulheres e casais que lutam com infertilidade ou perdas gestacionais.

Em 2022 nasceu o Gabriel e, mais uma vez, a minha vida sofreu uma profunda transformação. O portal do parto e pós-parto é fortíssimo e é um canal aberto para acedermos aos nossos recursos internos. Sinto que a Maternidade trouxe muito poder ao meu trabalho e ao que faço com as pessoas que acompanho. Mas também sinto que ainda estou em pleno portal de transformação.

Uma viagem espiritual é a mais poderosa de todas.

 

Fui-te referindo lugares na minha história para te que tivesses uma noção de localização, espaço e tempo. Mas a verdadeira viagem que fiz, a mais infinitamente bela de todas, foi a que fiz dentro de mim. Uma viagem de Alma.

Essa viagem deu-me as ferramentas necessárias para que hoje esteja aqui, diante de ti, e assumir que sou uma referência em Portugal para o desenvolvimento e transformação pessoal através da Terapia com Florais de Bach e como guia de Jornadas de Cura. A combinação de conhecimentos, técnicas e terapias holísticas que experienciei e estudei deram origem a um método próprio que criei para guiar experiências de transformação únicas e poderosas para te apoiar na viagem de volta a ti.

Yoga Terapia

A minha maior missão é disponibilizar o conhecimento que fui adquirindo na vida e que sei que resulta, a tod@s aquel@s que tal como tu se encontram na sua jornada de cura.

Com coragem e compromisso é possível confrontarmo-nos com a nossa sombra e renascer uma melhor versão de nós própri@s, ter uma vida mais feliz e equilibrada, alinhada com o nosso coração e a nossa verdade. Mas isso não precisa de ser doloroso, não precisas de passar pelo que passei. Estou aqui para te dar a mão e caminharmos junto@s, através de um acompanhamento individual ou em grupo, tu decides.

Não me quero despedir de ti sem te fazer um convite. Todos temos as nossas histórias, e agora que me conheces melhor eu também gostava de conhecer a tua. Conta-me tudo aqui.

bottom of page