top of page
Casa Nacura

SOBRE

A Casa Nacura é um Oásis Digital de Cura e Transformação. Aqui ajudamos e guiamos pessoas que estão prontas para transformar as suas vidas de dentro para fora.

Nesta casa virtual, reunimo-nos a Ana Bindu – Terapeuta Floral e Guia de Jornadas de Cura, e o Davide Formicola – Chef Plant Based e Educador Alimentar (clica em cima dos nomes se quiseres saber a história de cada um deles). 

A nossa missão é ajudar-te a trazer mais luz e mais leveza para a tua vida, é guiar-te no teu percurso de cura e no reencontro com a tua essência, é ensinar-te a cultivar o teu amor-próprio, a tua segurança e auto-confiança, e é apoiar-te para que conquistes o bem-estar físico e emocional, a paz interior e o equilíbrio. Aqui vamos celebrar a tua unicidade, cuidando-te como o ser único e incrível que és.

Casa Nacura

A Casa Nacura é um espaço Íntimo e de família, um porto seguro, um Óasis na selva que é o mundo digital. Uma referência em Portugal para o desenvolvimento e transformação pessoal através da Terapia com Florais de Bach, das nossas Jornadas de Cura, e da Alimentação Natural, Integral e Consciente. Debaixo deste tecto, juntámos a nossa vasta experiência e combinámos conhecimentos, técnicas e terapias holísticas, até desenvolvermos um método próprio que nos permite guiar experiências de transformação únicas e poderosas que vão mudar a tua vida.

Casa Nacura

Este é o nosso manifesto...

Bem-estar 

Entendemos que a saúde física e psicológica é um resultado da dinâmica do corpo, mente e espírito e que Tu tens uma capacidade inata de te curar. Guiamos-te de volta ao teu ser, ao teu centro, para que possas reconectar-te profundamente com o teu coração e com o teu poder pessoal. Sustentamos-te através do teu processo de autodescoberta, fazendo uso de técnicas e ferramentas como os Florais de Bach, o Yoga Terapia, a Respiração e Alimentação consciente, a Visualização Guiada e a Escuta ativa, entre muitas outras. (empoderando-te e incentivando-te a testemunhar o enorme poder de cura que esteve sempre dentro de ti.)

Unicidade

Entendemos que cada pessoa é um universo e que não existe uma fórmula mágica igual para todos. Celebramos a tua unicidade, fazendo o nosso melhor para personalizar o nosso trabalho às tuas necessidades, características e circunstâncias.

Família

Somos uma família e queremos acolher-te no seio do nosso Oásis Digital, onde podes curar as tuas feridas e ser ouvid@ sem julgamento. Aceitamos-te como ÉS, independentemente de onde estás na tua viagem de cura, e recebemos-te de coração aberto, com carinho e empatia. Vamos caminhar contigo, guiar-te e sustentar-te no teu processo, oferecendo-te ferramentas para que possas passar por uma transformação profunda e viver de forma mais saudável e feliz.

Natureza

Celebramos a Mãe Terra e o seu incrível poder de cura, criando os nossos círculos e rituais sagrados. Inspiramo-nos na harmonia da Sua geometria sagrada, na sabedoria das Suas mensagens subtis e nas poderosas energias e vibrações do mundo natural. Honramos a Sua essência, vivendo de acordo com o ritmo lento dos Seus ciclos naturais, da lua e do sol, pois acreditamos que somos UNOS com Ela e toda a criação. Assim como tu também o és.

Comunidade

Desenvolvemos relações de proximidade com quem nos procura e acreditamos que a transformação acontece com empenho e compromisso. Reconhecemos a importância da comunidade para o processo de cura. Por isso, dinamizamos grupos de partilha e sustentação mútua, promovendo a sensação de pertença e de forma a ajudar-te a permanecer motivad@ no teu caminho.

Parcerias 

Cultivamos relações humanas verdadeiras com quem trabalhamos e estabelecemos parcerias sagradas com pessoas, projetos e marcas que partilham os nossos valores. Compreendemos que somos parte de um ecossistema humano maior e temos a responsabilidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, mais feliz, mais ecológica, pautada por respeito e equalidade para todos os seres.

Casa Nacura

Porquê "Casa Nacura"?

"Casa" porque somos um Oásis de família, íntimo e acolhedor. Um espaço virtual que queremos que seja também um pouco teu. "Nacura" é um jogo de palavras entre a palavra Italiana "Natura" (natureza), a nossa maior guia e fonte de inspiração, e a expressão "na cura" que no dialeto do Davide significa “uma cura” e representa o expoente máximo do nosso trabalho.

A Casa Nacura é um sonho tornado realidade. A visão deste oásis nasceu em 2015 enquanto viajávamos pelo Perú. Aí, no coração da selva Amazónica, decidimos fazer uma Dieta - um retiro de isolamento tradicional dos povos nativos da região. 8 dias e 8 noites na companhia dos animais e dos espíritos da "selva", cada um de nós imerso num processo único e transformador, sem ter contacto humano, excepto por breves confrontos com a poderosa mulher que guiava a dieta. Quando nos reencontramos ficamos estupefactos por perceber que ambos tínhamos recebido uma visão parecida e complementar: criar um espaço sagrado e um porto seguro onde partilhar os nossos dons e ajudar pessoas a encontrar a luz dentro de si, transformando as suas vidas.

Foi uma visão que veio de um espaço muito íntimo, uma verdadeira canalização das nossas almas e dos nossos propósitos de vida. O chamado foi tão forte que paramos de viajar e regressamos à Europa. Comprámos uma autocaravana e fomos à procura de um lugar onde manifestar a visão da Casa Nacura. Passámos por muitos lugares, até termos assentado numa floresta mágica nas montanhas de Molise, no centro sul de Itália. Pensámos que seria aí o nosso Lugar. Mas ao fim de cerca de ano e meio percebemos que que não era ali que a Casa Nacura ia nascer. Por sincronicidade (ou pura coincidência como muita gente diz), durante umas férias em Portugal, acabamos por encontrar o espaço que desde o primeiro momento soubemos ser o nosso. E foi assim que a Casa Nacura nasceu oficialmente no Alentejo.

A partir desse momento, investimos toda a nossa energia para tornar este sonho realidade. Mas a Casa Nacura nem sempre teve esta face. Ao longo do tempo foi crescendo connosco, acompanhando a nossa própria evolução, moldando-se à nossa família, até assumir a forma madura e única com que hoje se apresenta a ti.

Mas como chegamos aqui?

Casa Nacura

As nossas histórias pessoais e individuais são recheadas de aprendizagem e aventuras, que valem a pena ler (podes ler aqui a história da Bindu e aqui a do Davide). Mas a nossa história juntos começa na Malásia, em Outubro de 2013.

Foi na cidade de Kota Kinabalu, na ilha do Borneo, num pequeno restaurante de rua chamado Aslina Sulawesi, que nos vimos pela primeira vez. Era uma sexta feira e a Bindu, que vivia e trabalhava ali, juntou-se aos amigos do costume para um jantar. Mas nessa noite havia uma surpresa – um grupo de italianos que estavam a ser hospedados por um dos seus amigos e que resolveram juntar-se. Nesse grupo estava o Davide, que regressava a Itália (com paragem em todas as estações e apeadeiros) depois de ter estado 1 ano na Austrália a trabalhar e viajar.

Ainda hoje nos lembramos das roupas que o outro usava, tal ficou impressa na nossa memória essa noite. Mas a verdade é que não passámos de 2 desconhecidos a trocar dois dedos de conversa, com a certeza de que nunca mais nos veríamos.

Oh, mas como estávamos errados! Nós não podíamos imaginar, mas o universo estava a conspirar para nos juntar.

Na verdade, o simples facto de o Davide estar ali já era fruto de uma sequência de eventos completamente improvável e inverosímil. De facto, o seu destino não era Kota Kinabalu. Dias antes tinha viajado para Kuala Lumpur, a capital da Malásia, onde se tinha encontrado com um amigo. O plano era viajarem juntos para uma cidade no centro do país. Porém, no dia anterior à partida tinham recebido uma mensagem do anfitrião que os ia receber – havia uma grande inundação na área e as estradas estavam cortadas. Tempo de mudar de planos…  Foram à internet e compraram o voo doméstico mais económico que conseguiram encontrar. E foi assim que chegaram a Kota Kinabalu. O facto de terem encontrado um anfitrião em tão pouco tempo, e de este ser precisamente um dos melhores amigos da Bindu foi apenas mais uma feliz “coincidência”.

Mas essa foi só a primeira parte do plano divino e foi preciso muito mais para nos juntar. No dia seguinte ao jantar em que se conheceram, a Bindu partiu de férias e ficou 4 dias fora. Quando voltou, o seu fiel amigo foi buscá-la ao aeroporto e contou-lhe que o grupo de italianos ainda estava por lá. Ora esta era uma novidade tão interessante quanto surpreendente! O Davide era suposto ter partido, com o seu amigo, mas, mais uma vez, os planos tinham caído por terra – desta vez porque os seus cartões de crédito tinham deixado de funcionar. E foi assim que acabou por ficar.

Casa Nacura

Durante o tempo que esteve em Kota Kinabalu voltamos a encontrar-nos muitas vezes, até que, num convívio de Halloween, à luz da fogueira, deitados na areia da praia a ouvir o som do mar e contemplar as estrelas, a magia aconteceu. ​ Dias depois o Davide regressou a casa, em Itália, mas aquele encontro mudou para sempre as nossas vidas. Meses mais tarde voltamos a encontrar-nos para nunca mais nos separarmos. Juntos vivemos e viajamos por muitos países diferentes, até àquele momento, em 2015, quando fizemos a dieta no Perú e sonhamos a Casa Nacura.

Históra Conjunta

Hoje, à distância de todos estes anos, podemos ver o enorme percurso de crescimento e desenvolvimento pessoal que fizemos não só individualmente, mas também em conjunto.

 

E não poderíamos estar mais orgulhosos de tudo o que construímos.  Debaixo do tecto da Casa Nacura juntámos a nossa sabedoria individual, com toda a nossa experiência conjunta, e criámos este Oásis Digital em que te recebemos com todo o nosso carinho e todo o nosso amor. Estamos aqui para te guiar e sustentar no teu processo de transformação para que também tu possas construir a vida dos teus sonhos e tornar-te na tua melhor versão.

Vamos começar?

bottom of page