O mundo está em estado de caos. As notícias que nos chegam todos os dias são chocantes.
Como humanidade estamos a viver tempos muito conturbados e todos nós somos impactados por isso. Não há como fugir.
A par disso, o mundo individual de cada um de nós parece estar a espelhar o caos que se está a desenrolar a nível global. Todos os dias recebo mensagens de pessoas que se sentem ansiedade e que falam em medo. Parece que, de uma forma geral, todos estamos a ser desafiados. Mais uma vez, não há como fugir. Os grandes períodos de transformação são mesmo assim. Para haver mudança de paradigmas é preciso libertar o velho. Só assim se pode instalar o novo.
Mas como podemos navegar toda esta incerteza (e até ansiedade) na nossa vida?
Como podemos permanecer fortes, centrados, equilibrados e resilientes face aos desafios atuais que se apresentam na nossa vida?
Certamente cultivando práticas de autocuidado que nos ajudam a relaxar, a centrar e a re-energizar. No fundo, cultivando bons hábitos de higiene emocional e energética. Da mesma forma que cuidamos da nossa higiene oral escovando os dentes, ou da nossa higiene física fazendo um duche, também devemos ter o hábito de cuidar dos nossos corpos emocionais e energéticos.
Há muitas práticas que nos podem ajudar com isso, entre as quais:
o exercício físico, qualquer que ele seja;
o journalling, que é basicamente uma atividade de escrita semelhante à prática de escrever um diário, em que se anotam reflexões relacionadas a acontecimentos da vida, emoções, pensamentos, sonhos e projetos;
a respiração consciente, ou seja, respirar em presença, muitas vezes com padrões de inspiração/expiração específicos;
a entoação de mantras;
o yoga;
o chi gong;
a meditação;
e tantas outras.
De todas estas práticas, para mim destacam-se a meditação e o yoga. São aquelas a que recorro no meu dia a dia e que têm vindo a ser a minha âncora através dos momentos bons e dos períodos difíceis. E antes que me digas que meditar não é para ti porque não consegues “esvaziar a tua mente” (acredita que te entendo!), deixa-me dizer-te que a meditação é acessível a toda a gente, com as técnicas certas. Mais, que a meditação é uma ferramenta muito poderosa e que pode realmente trazer-te o alívio e relaxamento que procuras no teu dia a dia. Foi a pensar em pessoas como tu (e eu) que criei o Programa Arca da Paz - Meditações Guiadas para todos os dias da tua vida. Por isso, se gostavas de incluir esta prática no teu dia a dia, não deixes de explorar este recurso.
“Mas e quando não tenho tempo?” dizes tu.
Calma! Não é por teres pouco tempo disponível que deves descurar a tua higiene energética e emocional. Afinal, mesmo quando estás atrasada não sais de casa sem lavar os dentes, verdade?
Por isso, aqui ficam algumas práticas bem curtinhas, mas muito eficazes, para fazeres nesses dias em que o tempo voa:
agradece por respirares, por estares viva, por teres comida, casa e roupa para te aquecer;
pensa numa coisa que te faz rir por 1 minuto inteiro;
olha-te no espelho e diz “eu amo-me” 3 vezes seguidas;
inspira profundamente e expira devagar, prolongando a expiração. Repete algumas vezes;
enche um copo com água e envia-lhe um pensamento de gratidão e amor antes de a beber.
Mas e se tudo isto não for suficiente?
Nesse caso, talvez esteja na hora de procurar um apoio extra. Não tens de fazer tudo sozinha. Procurar ajuda é um sinal de força e resiliência. Querer estar bem e dar os passos necessários para que isso aconteça é um ato de coragem e não de fraqueza. E se é ajuda que precisas, os Florais de Bach podem ser os teus maiores aliados. Estas essências, completamente seguras e livres de contra-indicações ou efeitos secundários vão ajudar-te a processar as tuas emoções, a equilibrar e harmonizar o teu sistema emocional e energético. Elas podem ajudar-te a dissipar a nuvem negra que paira em cima de ti e a encontrar a luz ao fundo do túnel.
Mas para que os Florais possam ser realmente eficazes, é importante usares uma mistura personalizada, feita à medida das tuas necessidades e ao período específico que estás a atravessar.
E é aí que eu entro em cena. Se precisas de ajuda, marca uma Sessão de Florais de Bach comigo e vamos conversar. Eu vou ajudar-te! Vou ouvir-te com carinho e empatia, vou trazer comigo toda a minha sabedoria e experiência para te aconselhar e acompanhar e vou criar a melhor mistura de Florais de Bach para ti. Deixa-me guiar-te nesta viagem e ajudar-te a recuperar a alegria, a fé e a motivação pela vida.
Comments